SOBRE

Queridos leitores,

Durante algumas investigações na Imunogenética, com ênfase em transplantes, foi constatado que é preciso reunir algumas informações para auxiliar futuros estudantes na área para obter conhecimentos necessários.
Além disso, apesar de muitas pessoas doarem sangue, poucas sabem sobre a possibilidade de serem voluntárias na doação de medula óssea ou de órgãos no Brasil.


Com o propósito de servir como uma consulta-fonte de informações sugeridas e incitar o processo de doação de medula óssea e órgãos, a presente página foi criada durante a vigência da bolsa de iniciação científica da FAPESPA/NEPES/HEMOPA 2019/2020.


Esperamos que colabore na disseminação de conteúdos importantes nessa área, auxilie no aprendizado dos estudantes, incentive-os e ajude a captar mais voluntários dispostos em oferecer ajuda para aqueles que deles necessitam.


A partir de 2022, o site e redes sociais da iniciativa agregaram mais um formato proposto pela professora responsável pela supervisão dos conteúdos, passando a contar com a participação dos residentes multiprofissionais em hematologia e hemoterapia, atuantes no Hemocentro HEMOPA, tendo como Instituição formadora a Universidade Estadual do Pará (UEPA).

 
Sejam bem-vindos! 


O cabeçalho temático foi criado como uma alusão e homenagem à série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", do autor Douglas Adams.


Assim como os personagens do livro que partem em uma viagem interplanetária, usando um Guia, essa iniciativa pretende colaborar com os estudantes, que estão iniciando nessa viagem rumo ao conhecimento.


Também em alusão à data representativa da Campanha Nacional de Órgãos, no Brasil, comemorada no dia 27 de Setembro, dia de São Cosme e Damião, foram adotadas as imagens de crianças no logo criado.


Usando-se como referência o livro "As Plantas e os Planetas" de Ana Bandeira de Carvalho, relacionaram-se alguns planetas com os órgãos do corpo humano para a criação do cabeçalho e logo temáticos.


Para isso, foram destacados, em ordem decrescente, de acordo com o maior número de transplantes realizados, no Brasil, em 2019 (Ministério da Saúde): Córnea (Saturno), Rim (Vênus), Medula Óssea (Marte) e Fígado (Netuno).


Nesse tema, os planetas são representativos dos órgãos e, por conta de sua quantidade e possibilidades de polimorfismos, as moléculas HLA são representativas das estrelas.


O campo do conhecimento sobre imunogenética nos transplantes é isso: uma galáxia de possibilidades com várias viagens para descobertas com um ingrediente essencial: a esperança pela vida.


Boa viagem, Mochileiros!

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora