Sites Recomendados 

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) foi criado em 1993, em São Paulo, para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. 

É o único banco de dados brasileiro dedicado a angariar informações das tipagens de HLA realizadas pelos laboratórios brasileiros localizados nos Hemocentros do país (Hemopa, Hemope, Hemorio...). 

Mantenha seu cadastro atualizado pelo site através do seguinte botão:

A ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma das mais conceituadas e importantes associações que trabalha em todo o país para democratizar o tratamento e qualidade de vida de pessoas com doenças hematológicas (linfoma, leucemia, mieloma multiplo, mielodisplasia, PTI, mieloproliferativas).

Em seu Canal do Youtube, a ABRALE disponibiliza várias playlists com o intuito de informar a população, os pacientes e, inclusive, estudantes e profissionais.

Como:

  1. Doenças Mieloproliferativas;
  2. Leucemias;
  3. Linfomas;
  4. Trombocitopenia Imune Primária;
  5. Mieloma Múltiplo;
  6. SOS Coronavírus para Pacientes com Câncer;
  7. Outros.

A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) é formada por profissionais da área da saúde, voluntários e cuidadores. Contam com apoio técnico da Santa Casa de São Paulo para realizar suas atividades. No ano de sua fundação, haviam apenas 12.000 doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O número reduzido de doadores fazia com que os brasileiros não tivessem acesso ao transplante caso não encontrassem doador na família. A AMEO tomou para si o desafio de buscar doadores para os pacientes. 

Localize seu hemocentro mais próximo por CEP ou Estado. Lá, você poderá doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea. 

Lembre-se que o cadastro é apenas a 1ª fase do processo de doação de medula. ^_^

A Associação tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com a doação e transplante de órgãos no Brasil.

Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você. Doar órgãos é doar vida.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.


O Centro para Controle de Doenças e Prevenção (CDC), através de sua plataforma CDC TRAIN está disponibilizando um módulo de aprendizado voltado à Biologia Molecular Básica.

Nesse módulo, são abordados temas como:

- Module 1: Basic Science

Module 2: Laboratory Practice

- Module 3: Nucleic Acid Extraction 

- Module 4: PCR and Real-Time PCR

Nível: Introdutório

A ABHH nasceu da fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) com o Colégio Brasileiro de Hematologia (CBH) e hoje conta com mais de quatro mil associados. É filiada à Associação Médica Brasileira e em seu site você pode encontrar oportunidades de carreira, sobre cursos e eventos, o canal HemoEduca com cursos como HPN, Ambiente Virtual de Aulas com Temas como HLA e TMO e pode submeter trabalhos na revista de publicação científica trimestral HTCT.

Nesse site, pode ser encontrado mais de 70 cursos gratuitos com enfoque prático em atualização e qualificação profissional, na modalidade à distância.

Há, por exemplo, o curso:

  1. "Doenças infectocontagiosas na atenção básica à saúde"

É um site, em inglês, feito pela Fundação Nobel.

Você encontra alguns jogos educacionais e animações interativas como:

  1. "Blood typing" (realize a transfusão sanguínea);
  2. "DNA - the Double Helix" (faça cópias exatas de DNA em organismos randômicos e descubra quem eles são);
  3. "The PCR Mehod - a DNA Coping Machine" (descubra o que é PCR, para que serve e resolva um caso de mistério);
  4. "Immune Responses" (descubra sobre algumas funções do sistema imune no corpo humano).

Foi desenvolvido para ser um banco de dados de armazenamento de frequência alélica dos sistemas como HLA, KIR, MIC e polimorfismos de citocinas. É possível realizar a busca dos dados em populações humanas ou procurar frequências alélicas dos antígenos leucocitários humanos (HLA), incluindo até mesmo das tipagens de baixa resolução.

Um repositório rico de informações sobre nomenclatura, busca por alelos nulos e visualização do trabalho que os publicou, por exemplo, entre inúmeras outras informações. 

A One Lambda é uma empresa que tem atuado no diagnóstico de transplantes por mais de 35 anos e apresenta um portfólio para os centros de diagnóstico espalhados pelo mundo com soluções como tipagem de HLA, detecção de anticorpos pré e pós-transplante. Também disponibiliza um Centro de Aprendizado e desenvolve treinamentos e capacitações no Brasil por intermédio da empresa Biometrix Diagnóstica.

O Instituto Henry Ford foi estabelecido em 1988 e é considerado líder em Michigan em transplantes de diversos órgãos e tecidos.

Em seu Canal do YouTube "HeryFordTV", existe uma série de 13 vídeos, com duração em média de 6 minutos cada, onde se aborda o Programa de Doação de Células Embrionárias da Medula Óssea do Instituto.

A Sociedade Européia para o Sangue e Transplante de Medula é dedicada à promoção de todo o conhecimento associado ao transplante de células-tronco hematopoiéticas de todas as fontes e tipos de doadores, incluindo pesquisa básica e clínica, educação, padronização, controle de qualidade e acreditação para procedimentos de transplante.

Além de vários outros recursos disponíveis no site, existem webinars  relacionados ao COVID-19.

Como:

COVID-19 in stem cell transplant patients. What do we know?

"Organ Donation: From Death to Life" é um curso oferecido pela Universidade da Cidade do Cabo, na plataforma Coursera, que aborda sobre a morte tronco-cerebral, consentimento, processo de doação e aspectos éticos. 

O canal do Profº. Luiz Fernando Jobim, no YouTube, atualmente professor do curso de Medicina na UFRGS, tem vídeos introdutórios sobre imunologia nos transplantes e é indicado tanto para estudantes quanto para profissionais atuantes nos laboratórios de Imunogenética, assim como imunologia e alergia.

Confira:

1. Genética HLA e Transplantes

2. Tipagem HLA

3. Anticorpos anti-doador 1: Imunologia HLA

4. Anticorpos anti-doador 2: Casos Clínicos

5. Transplante de Medula Óssea

6. HLA Matchmaker

7. HLA e Doenças

E outros! Acesse aqui.

A Associação Brasileira de Histocompatibilidade é uma associação dedicada ao avanço da ciência e tecnologia aplicadas, desde 1986. - Associação Brasileira de Histocompatibilidade. 

Atualmente, está divulgando, gratuitamente, desde Julho, webinars sobre:

1. Situação dos Laboratórios de Histocompatibilidade e Imunogenética pa Pandemia Covid-19;

2. Testes Diagnósticos para Detecção de Sars-Cov-2 e Anticorpos;

3. Desenvolvimento de Pesquisa em Vacinas e Tratamentos para Covid-19;

4. Projetos de Pesquisa sobre HLA e a correlação com a Resposta Imunológica ao Covid-19;

5. Transplante Renal e Covid-19;

E muitos outros. Acesse aqui.

Conta com cursos de capacitação, especialização e extracurriculares, nas áreas médica, multiprofissional e técnica, nas modalidades à distância ou presenciais. 

Existe, por exemplo, o curso: 

  1. "Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante" (está, atualmente, indisponível).

A SBI organiza reuniões científicas anuais alternando Congressos de interesse geral na Imunologia e Reuniões Temáticas.  Também  participa da revista Brazilian Journal of Medical and Biological Research e é associada com outras entidades.

No site no YouTube, existem alguns vídeos com entrevistas, webinars e, mais recentemente, uma série abordando temas sobre a COVID-19. Como:

- Câncer e o Sitema Imunológico;

-Apresentação SBI Explica: Novo Coronavírus;

- Imunologia para Leigos: O que você precisa saber;

Covid-19, remédios para malária e artrite, e automedicação: o que você precisa saber;

Imunidade e nutrição em tempos de Covid-19: o que você precisa saber;

Testes de Covid-19: o que está disponível e sendo pesquisado no Brasil;

- E outros.

Nesse link do site da Federação Européia para a Imunogenética (EFI), são sugeridos cursos de treinamento e oportunidades de educação continuada do WMDA, abordando aspectos da genética do MHC e imunologia do HLA, para profissionais atuantes com células-tronco.

Também há a sugestão do curso "Clinical Kidney, Pancreas and Islet Transplantation", o qual pode ser encontrado na plataforma online Coursera.

É uma base de dados que contém um amplo repositório de sequências do MHC de diferentes espécies e conta com algumas ferramentas conectadas (BLAST, Align). Foi desenvolvido para oferecer um sistema centralizado para o estudo de polimorfismos em genes.

Foi um site criado para divulgar informações sobre Genética, Biologia Celular, Comunicação Científica e Planejamento de Carreira. Atualmente, não está sendo mais atualizado, porém continua sendo uma enciclopédia online acessível.

ImmuTECH é um website elaborado pela empresa Immucor, atuante no processo de transfusão e transplantes.

Há mais de 20 anos possibilita webinars e conta com uma plataforma de aprendizagem com vídeos e publicações nas áreas de transfusão e transplante.

Existem cursos como:

  1. HLA Basics (abordando introdução, tipagem, matching, métodos de tipagem e nomenclatura) na seção dos "Transplantes";
  2. Management of TRALI na seção da "Transfusão".

O Hospital das Clínicas da UFMG criou o site em parceria com outras pessoas jurídicas como a Rede de Teleassistência de MG, o SUS, a UFMG e a EBSERH, disponibilizando vídeos e infográficos para a população e para os profissionais.

Em seu Canal do YouTube, existem vídeos explicativos, com duração média de 1h, como:

  1. Webaula - História, evolução e organização dos transplantes, com a participação de Charles Simão Filho;
  2. Playlist sobre Diabetes (Aspectos Gerais, Autocuidado, Complicações Agudas, Complicações Crônicas, Tratamento não insulínico no DM2, Uso de Insulina);

E outros. Acesse aqui.

A SBTMO tem contribuído significativamente na normatização da política de TMO no País desde 1996 e é possível encontrar diversas publicações em seu site, bem como divulgação de eventos.

Em seu canal do Youtube, a SBTMO está disponibilizando webinars sobre:

1. COVID-19: Impactos no TMO - vencendo desafios em tempos de pandemia;

2. Recomendações nutricionais para o manejo dos pacientes pré e pós TMO em tempos de Covid;

3. Transplante de Medula Óssea: O que os serviços brasileiros e europeus têm aprendido?;

4. Qual o papel do Transplante de Células-Tronco Hematopoieticas no tratamento do Mieloma Múltiplo?;

E muitos outros. Acesse aqui.

Existem cursos na modalidade à distância, presenciais e semi-presenciais, de graduação (enfermagem e medicina), pós-graduação, MBA e Gestão e de curta duração (incluindo cursos gratuitos). 

Conta com cursos gratuitos como:

  1. "Educação em Saúde: Pt. 1, Pt. 2, Pt. 3 e Pt. 4";
  2. "Transplante de medula óssea: Mitos e verdades";
  3. "Doação de Órgãos: Introdução ao Processo de Doação de Órgãos para Transplante";
  4. "Guia de Preenchimento de Dados Pré-Transplante";
  5. "Guia de Preenchimento de Dados Pós-Transplante".

Esse é o site da Sociedade Americana para Histocompatibilidade e Imunogenética. 

Nele, foram divulgados materiais introdutórios gratuitos como:

  1. "An Introduction to HLA", com autoria de Michael D. Gautreaux;
  2. "HLA - Basics (or how to recognize "self")" com autoria de vários autores.

É um site elaborado para contribuir e combinar esforços nos estudos entre HLA e infecção pelo COVID-19, bem como seus sintomas. Desenvolvido por conta da recente pandemia pelo coronavírus.

É um website educacional criado em parceria com a União Internacional das Sociedades de Imunologia, disponibilizando cursos como:

  1. "The Basics of the Immune System" (com visão panorâmica, ontogenia, sobre sistema imune inato, apresentação de antígeno e MHC, subpopulações de células T, ativação de células B e diferenciação de plasmócitos, estrutura e classes de anticorpos, nomenclatura das moléculas CD - cluster of differentiation);
  2. "Advanced Immunology" (sobre transplantes, tolerância central e periférica, regulação imune na gravidez, autoimunidade e desregulação, imunopatologia e imunidade das mucosas, regulação da imunidade e o microbioma, epigenética e modulação da imunidade, inflamação e autoinflamação, doenças autoimunes mediadas por células T e anticorpos);
  3. E outros.

Essa sociedade americana é focada em promover pesquisa, desenvolvimento profissional e oportunidades, usando tanto a educação presencial quanto online, com divulgação em seu calendário de eventos e no canal do YouTube. Como:

- The Promise of Cellular Therapy;

- Umbilical Cord Transplantation;

Allogeneic Peripheral Blood Stem Cell Transplant vs Bone Marrow Transplant;

-Transplantation of Pediatric Immunological Diseases;

Sickle Cell/Thalassemia;

- E outros!

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora